Projeto Pedagógico do Curso de Design

por Portal FAUED
Publicado: 08/07/2019 - 00:00
Última modificação: 05/09/2022 - 09:52

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) implementou uma estrutura curricular generalista considerando as demandas educacionais expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design (Resolução Nº 5, de 8 de março de 2004). Nesse sentido, o currículo do curso de Design da UFU instituiu diferentes formações e habilitações em um mesmo programa, possibilitando múltiplos perfis profissionais e garantindo uma maior diversidade de carreiras ao egresso. Para tanto, o curso contempla, em sua organização curricular, três linhas de formação específicas em Design: gráfico, produto e interiores.
As referidas linhas de formação específicas particularizam o curso, focando aspectos teóricos e/ou práticos pertinentes ao curso de Design da UFU no contexto histórico e social em que ele se insere. Tais linhas de formação não se configuram como habilitações, mas habilidades e competências desenvolvidas pelo aluno ao longo de sua vida acadêmica e que poderão ser compreendidas no detalhamento do histórico escolar.

O NDE reuniu-se regularmente adotando a seguinte metodologia de trabalho para a atualização do Projeto Pedagógico do Curso de Design:

  • Levantamento e identificação de necessidades existentes no PPC vigente junto aos docentes, discentes e técnicos;
  • Consideração das resoluções pertinentes: Resolução Nº 5, de 8 de março de 2004 que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design; Resolução Nº 2/2007 do CNE/CES que dispõe sobre a carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação; Referenciais Curriculares Nacionais dos cursos de Bacharelado e Licenciatura, do MEC, de 2010; Resolução Nº 46/2022 do CONGRAD/UFU; e requisitos legais e normativos referentes à educação; 
  • Análise da autoavaliação do curso; 
  • Estudo do perfil do egresso;
  • Análise do perfil e constituição do corpo docente;
  • Análise de adequação do número de vagas do curso à dimensão do corpo docente, condições de infraestrutura física e tecnológica para ensino, pesquisa e extensão; 
  • Levantamento de novas práticas emergentes no campo de conhecimento do design; 
  • Análise da relevância social do curso e de sua relação com a comunidade local, regional e nacional; 
  • Definição e realização de ajustes dos componentes curriculares e demais aspectos integrantes do PPC – a partir de todas as discussões e iniciativas realizadas ao longo do processo.

Os alunos ingressantes até 2021 não serão migrados para o novo currículo, portanto, continuarão sob vigência do PPC versão 2017. 
O atual projeto pedagógico do curso de Design entrou em vigor no ano de 2022 e pode ser consultado no arquivo abaixo.