TCC

por Portal FAUED
Publicado: 08/07/2019 - 00:00
Última modificação: 02/02/2021 - 21:36

O Trabalho de conclusão de Curso (TCC) é componente curricular obrigatório e realizado após o cumprimento de 2.625 horas, centrado em determinada área teórico-prática ou de formação profissional, como atividade de síntese e integração de conhecimento e consolidação das técnicas de pesquisa e projeto, observando os seguintes preceitos:

  • Trabalho individual, com tema de livre escolha do aluno, obrigatoriamente relacionado com as atribuições profissionais;
  • Desenvolvimento sob a supervisão de professor orientador;
  • Avaliação final por uma comissão que inclui, obrigatoriamente, a participação de professores do curso de Design e de um profissional da área ou professor não pertencente(s) à unidade acadêmica, cabendo ao examinando a defesa do mesmo perante essa comissão.

O projeto de Design a ser desenvolvido deverá contemplar pelo menos um dos itens: 

  1. Projeto de artefatos ou linha de artefatos como produtos (bens ou serviços), mobiliário ou embalagens;
  2. Projeto de comunicação visual, sinalização ou branding;
  3. Projeto de design de interface;
  4. Projeto de design de interiores (residencial, comercial, institucional ou efêmero)

As Normas de TCC estão disponíveis abaixo e são de leitura obrigatório aos discentes que ingressam na disciplina. Abaixo também encontram-se os formulários de TCC, conforme descritos a seguir:

Requerimento para matrícula no TCC: o requerimento para matricular-se no TCC deve ser feito ao final do semestre anterior ao pretendido para a matrícula, mediante a entrega desse formulário assinado pelo(a) orientador(a) pretendido(a), dentro do prazo e conforme as orientações a serem encaminhadas aos e-mails das turmas. Após a entrega, o requerimento é analisado pelo Colegiado, ao qual cabe definir as turmas de TCC conforme a disponibilidade de docentes e orientandos, temas e afins.

Solicitação de composição de banca: no semestre em que estiver cursando o TCC, e no prazo definido e comunicado por e-mail pela Coordenação, o discente deverá entregar a solicitação para a formação de sua banca, na qual indicará os profissionais que a comporão. Para isso, é necessária a anuência do(a) orientador(a). Após a entrega, o requerimento é analisado pelo Colegiado, ao qual cabe definir a composição das bancas de TCC conforme a disponibilidade de docentes, temas e afins.

Declaração de Autoria do TCC: no momento da entrega do trabalho de conclusão de curso, cuja data é definida pelo Colegiado e informada por e-mail pela Coordenação, o discente deverá obrigatoriamente entregar a declaração de autoria a fim de atestar que não cometeu plágio e que tem ciência das implicações administrativas e legais que essa prática pode gerar. Com a finalidade de orientar sobre esse crime, também é disponibilizada a Cartilha sobre Plágio, de leitura obrigatória pelo discente.