Monday, July 6, 2020 06:05

Sobre o Núcleo de Pesquisa em Linguagem

INTRODUÇÃO

O Núcleo de Pesquisa em Linguagem (NUPLI) é o núcleo de pesquisa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia que compreende as disciplinas da área de linguagem e representação: Plástica, Desenho Geométrico, Desenho Arquitetônico, Construções Plásticas, Plástica Digital, Análise da Forma.

Tem por finalidade reunir profissionais, estudantes, professores, produtores, técnicos, entre outros, que se interessem e/ou tenham atividades de estudo, pesquisa e extensão relacionadas com a Arquitetura, Urbanismo e Design, mais especificamente nas seguintes linhas de pesquisa:

  1. Desenho, representação e análise da forma – que abrange as pesquisas relacionadas aos princípios e instrumentos da expressão e representação do objeto arquitetônico e da análise e estruturação da forma e do espaço, em seus aspectos bi e tridimensionais, compreendendo suas instâncias teóricas e práticas utilizando de meios gráficos como o desenho, modelagens e tecnologias virtuais.
  2. Arte, Arquitetura e Cultura Urbana – abrange as pesquisas relacionadas ao universo das artes visuais e suas intersecções com a arquitetura e a cidade. Incluem diferentes abordagens sobre imaginário e cultura urbana, abrangendo desde os estudos das proposições das vanguardas artísticas do início do século XX, passando pelos museus de arte e espaços expositivos, da arte dentro e fora dos museus, até problemáticas lançadas pelas novas tecnologias nos campos da arte, da arquitetura e do urbanismo contemporâneos.
  3. Multimeios – Abrange as pesquisas que investigam a tensão entre arte digital e arquitetura. Como arte digital entenda-se aquela produzida em meio digital, englobando linguagens que migraram para o digital (como áudio e vídeo, por exemplo), suportes que já nasceram digitais (cd-rom, web e demais hipertextos) e principalmente aquelas interfaces entre homem e computador/máquina que revêem continuamente essa relação. Esses meios são investigados sob a perspectiva da produção arquitetônica, oferecendo um campo de traduções onde o objeto arquitetônico pode manifestar suas diversas dimensões. Investiga-se também o potencial criativo (e não apenas representativo/operativo) de ferramentas de desenho auxiliado por computador, revendo seus paradigmas quanto à interatividade propiciada.

 

OBJETIVOS

O Núcleo de Pesquisa em Linguagem tem como objetivo geral:

I – Organizar, sistematizar e aprofundar pesquisas temáticas de curta e/ou média duração na área de Arquitetura, Urbanismo e Design e áreas inter-relacionadas conforme os interesses dos integrantes do núcleo;

II - Incentivar futuros e atuais professores de Arquitetura, Urbanismo e Design a incorporar a pesquisa como meio permanente de sua formação, apoiando na formação inicial e continuada, numa perspectiva de construção de autonomia;

III – Estabelecer mecanismos e instrumentos de cooperação com instituições nacionais e internacionais, colaborando para a implementação de programas ou políticas sociais, educacionais e culturais;

IV - Promover encontros, eventos, pesquisas, publicações de obras e todo tipo de ação que objetive a organização, tratamento e disseminação de acervos documentais relacionados à Arquitetura, Urbanismo e Design.

V - Elaborar e produzir recursos didáticos intervindo com ações educativas na perspectiva da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão;

VI - Constituir um Centro de Documentação de acervo do Núcleo de Pesquisa em Linguagem disponibilizado a professores, pesquisadores e estudantes da área de Arquitetura, Urbanismo e Design e áreas afins.

Objetivos específicos:

I – Realizar reuniões de estudo, discussões e debates pertinentes às suas linhas de pesquisa;

II – Implementar bases conceituais e metodológicas, para desenvolvimento das linhas de pesquisa em cooperação com instituições similares e afins;

III – Promover a publicação e divulgação de resultados parciais e/ou finais de pesquisas realizadas por integrantes do núcleo, pesquisadores da UFU e de outras instituições, sejam os mesmos professores ou estudantes da área de Arquitetura, Urbanismo e Design, ou áreas afins.