Monday, July 6, 2020 04:17

Projetos de Pesquisa e Extensão

O Núcleo se estrutura a partir das seguintes linhas de pesquisa:
  1. Desenho, representação e análise da forma – que abrange as pesquisas relacionadas aos princípios e instrumentos da expressão e representação do objeto arquitetônico e da análise e estruturação da forma e do espaço, em seus aspectos bi e tridimensionais, compreendendo suas instâncias teóricas e práticas utilizando de meios gráficos como o desenho, modelagens e tecnologias virtuais.
  2. Arte, arquitetura e cidade – abrange as pesquisas relacionadas ao campo das artes e da sua relação com a arquitetura e a cidade, imaginário e cultura urbana, incluindo desde os estudos das proposições presentes nas poéticas das vanguardas artísticas do início do séc. XX, museus de arte e espaços expositivos na cidade,  às problemáticas lançadas pelas novas tecnologias na arte, na arquitetura e urbanismo contemporâneos. 
  3. Multimeios – Abrange as pesquisas que investigam a tensão entre arte digital e arquitetura. Como arte digital entenda-se aquela produzida em meio digital, englobando linguagens que migraram para o digital (como áudio e vídeo, por exemplo), suportes que já nasceram digitais (cd-rom, web e demais hipertextos) e principalmente aquelas interfaces entre homem e computador/máquina que revêem continuamente essa relação. Esses meios são investigados sob a perspectiva da produção arquitetônica, oferecendo um campo de traduções onde o objeto arquitetônico pode manifestar suas diversas dimensões. Investiga-se também o potencial criativo (e não apenas representativo/operativo) de ferramentas de desenho auxiliado por computador, revendo seus paradigmas quanto à interatividade propiciada.