Monday, May 27, 2019 06:01

Docente 3 Grau
Prof. Adjunto
(34) 3239-4509

André L. Araujo é arquiteto e mestre em estruturas pela UFV e doutor pela Unicamp, onde foi orientado por Gabriela Celani com período sanduíche no Royal Melbourne Institute of Technology sob orientação de Jane Burry (The New Mathematics of Architecture, Thames & Hudson, 2012). Desde 2017 é professor e pesquisador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia, onde fundou e coordena o Laboratório de Modelagem Baseada em Informação (IN FORMA 3D) dedicado a desenvolver tecnologias para as áreas de Building Information Modeling, Design Paramétrico, Generativo, Responsivo e Adaptativo, Realidade Virtual e Aumentada e Fabricação Digital. Atualmente coordena o projeto FAPEMIG APQ-01926-17: Automatização de Processos Projetuais em Arquitetura e Urbanismo: prática e reflexão. É membro do comitê científico das associações Computer-Aided Architectural Design Research na Asia (CAADRIA), Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital (SIGRADI), na América do Sul. É parecerista ad hoc da FAPESP e revisor dos periódicos 'PARC' (Unicamp) e 'Arquitetura Revista' (Unisinos) e Ambiente Construído (ANTAC). Está vinculado ao grupo de pesquisas Teorias e Tecnologias Contemporâneas Aplicadas ao Projeto, onde investiga a aplicação de noções oriundas da computação, lógica, matemática e fabricação digital na solução de problemas em arquitetura e urbanismo. Possui trabalhos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais nas áreas de prototipagem rápida, fabricação digital, digitalização 3D, automatização do processo de projeto, modelagem paramétrica, sistemas generativos, dentre outras. Em sua pesquisa de doutorado desenvolveu algoritmos inspirados em processos biológicos (John Holland, Emergence, 1999) fundamentados em autômatos celulares (Stephen Wolfram, A New Kind of Science, 2002) para a geração automatizada de estruturas espaciais de elevada complexidade e sua fabricação com equipamentos de controle numérico computacional. De 2012 a 2016, foi assistente de pesquisa do Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção (LAPAC, Unicamp) e do Spatial Information Architecture Laboratory (SIAL, RMIT Melbourne), entre 2015 e 2016. Integrou a equipe de pesquisadores dos projetos Arquitetura Contemporânea e Automação: prática e reflexão [FAPESP: 2012/10498-3] e Complex Adaptive Systems and Rule-Based Design: applications in architecture and urban design [FAPESP/Melbourne: 2014/50289-0] com participação dos pesquisadores Justyna Karakiewicz (Melbourne School of Design) e Michael Kirley (Computing and Information Systems), ambos da University of Melbourne. Em 2013 foi eleito representante discente da pós-graduação em arquitetura da Unicamp e, em 2014, o representante discente na Congregação FEC-Unicamp. Participou da organização do congresso SBQP & TIC (Campinas, 2013), da conferência internacional CAADFutures (São Paulo, 2015) e do simpósio BRAGFOST: Brazilian-German Frontiers of Science & Technology (Campinas, 2016). Anteriormente, foi professor do curso de arquitetura e urbanismo da UFV, entre 2009 e 2011, lecionando disciplinas de geometria descritiva, desenho mecânico e projeto. No mesmo período foi o responsável técnico pelo projeto arquitetônico do edifício dos Laboratórios de Engenharia Civil e Mecânica da UFV, além de participar do desenvolvimento de outros 5 projetos ligados ao Programa de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI). Tem interesse em grande parte das pesquisas sobre Computer-Aided Architectural Design (CAAD) divulgadas pelas associações Architectural Computing e Smart Geometry.