Thursday, November 23, 2017 09:44

Design

O curso de Design foi implantado em 2007 e é reconhecido com conceito 4. O currículo do curso observa as Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas na Resolução n.5, de 8 de Março de 2004.

Enseja como perfil do egresso, capacidade de pensamento reflexivo e sensibilidade artística, para que o designer seja apto a produzir projetos que envolvam informações visuais, artísticas, estéticas, culturais e tecnológicas, observados o ajustamento histórico, os traços culturais e de desenvolvimento das comunidades bem como característicasdos usuários e de seu contexto socioeconômico e cultural.

O curso oferece ao aluno conhecimentos nas áreas de metodologia e desenvolvimento de projetos de interiores, design de móveis e objetos, linguagem gráfica do desenho e de apresentação de projetos e noções de instalações complementares, a fim de que o mesmo possa exercer sua profissão tendo amplo conhecimento das questões que interferem na atividade projetual, considerada a principal atividade do designer.

O designer formado pela UFU pode atuar como pesquisador em Instituições de Ensino Superior; empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica; em escritórios de Design e na produção de mobiliário. Pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultorias.

CONCEITO DO MEC/ENADE: 4

Endereço para Correspondência
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design - FAUeD
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38400-902

Secretaria do Curso de Design
Nome: Altieres Frances Silva: cocde@ufu.br
Telefone: (55) 34 3239-4435

Coordenação do Curso de Design

Procedimentos para ingresso no curso de Design

A Coordenação do Curso de Design juntamente com a Diretoria de Processos Seletivos informa aos interessados, os procedimentos para ingresso no curso, a partir de 2015, conforme abaixo:

Ingresso em 2015:

1. Ter realizado, obrigatoriamente, as provas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – em 2014;

2. Candidato realiza a inscrição no Processo de Seleção – ENEM/CHE no site http://www.ingresso.ufu.br/;

3. Da Certificação em Habilidades Específicas:

3.1 Aqueles que possuírem Certificação em Habilidades Específicas – UFU, ou de qualquer Instituição de Ensino Superior Brasileira, terão prioridade na classificação e preenchimento das vagas;

3.2 Caso as vagas não sejam preenchidas pelos candidatos que possuírem Certificação, as mesmas serão destinadas àqueles não certificados, observando a classificação do processo seletivo.

A partir de 2016:

1.Ter realizado, obrigatoriamente, as provas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – em sua edição mais recente.

2. Realizar a inscrição no SiSU (Sistema de Seleção Unificada), escolhendo o curso e modalidade de concorrência desejada, conforme cronograma do MEC divulgado em http://sisu.mec.gov.br.

Fica definido, por um período de 3 (três) anos que, a partir do ano de 2016, o curso de Design da Universidade Federal de Uberlândia, não mais exigirá a Certificação em Habilidades Específicas como condição para ingresso no Curso.

cocde@ufu.br