Wednesday, August 12, 2020 06:48

Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais

Prezados (as) discentes de gradução da FAUeD, já estão disponíveis os documentos para consulta e orientação sobre o funcionamento do semestre remoto emergencial nas abas "Plano de Ensino" e "Horários" de cada curso.

Conforme divulgado nos portais de comunicação da Universidade, foi aprovado o calendário especial para Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE) em razão da pandemia da Covid-19, com oferta de disciplinas em duas etapas, cada uma com duração de 9 semanas. Seguem datas referente à 1ª etapa:

30/07 a 03/08 - Solicitação de matrícula pelo Portal do Estudante
04/08 a 12/08 Ajuste de matrícula
10/08 - Início das aulas
10/10 - Término das aulas referentes à 1ª etapa

Seguem alguns esclarecimentos sobre as AARE*:

Pergunta: As AARE substituem o 1º semestre cujo calendário foi suspenso em virtude da pandemia?
Resposta: Não, pois as AARE são de adesão facultativa pelos(as) discentes e docentes.

Pergunta: Os(As) discentes são obrigados(as) a aderirem às AARE?
Resposta: Não. Sendo de adesão facultativa, o(a) discente pode optar por aguardar a volta das aulas presenciais. Porém, disciplinas cursadas com êxito contarão normalmente para a integralização do curso, ou seja, o(a) discente aprovado(a) não cursará novamente a disciplina de forma presencial. Aderindo ou não, seu prazo de integralização do curso só voltará a ser contabilizado após o retorno das aulas presenciais.

Pergunta: E se o(a) discente for reprovado(a) na disciplina cursada remotamente?
Resposta: Se o(a) discente for reprovado(a), constará no seu histórico o status “Sem Aproveitamento”, o que garante que a reprovação nas AARE não impactará negativamente em nenhum aspecto de seu desempenho acadêmico.

Pergunta: O(A) discente é obrigado(a) a se matricular nas mesmas disciplinas que já havia se matriculado no semestre suspenso de 2020/1?
Resposta: Não. A escolha de disciplinas é livre. O(A) discente também não é obrigado(a) a se matricular na carga horária máxima estabelecida, podendo, inclusive, cursar uma única disciplina, se assim o desejar.

Pergunta: Os(As) discentes que concluírem seus créditos de maneira remota poderão se formar? É possível desenvolver e defender o Trabalho de Conclusão de Curso remotamente?
Resposta: Sim. Haverá colação de grau especial para formandos(as). Também são válidos TCCs, atividades complementares e de extensão, desde que o(a) discente possa desenvolvê-los e apresentá-los remotamente.

Pergunta: Todos os componentes curriculares poderão ser ofertados de maneira remota?
Resposta: Qualquer componente totalmente teórico pode ser ofertado. Disciplinas com conteúdo teórico e prático poderão ser ofertadas após análise do Núcleo Docente Estruturante e Colegiado do curso. Cabe ao Colegiado a definição das disciplinas que poderão ser ministradas nessa modalidade.

*Adaptado da Resolução Nº 7/2020/ CONGRAD e do Manual de Procedimentos: Perguntas e Respostas (FAGEN, 2021).

28/07/2020 15:28
faued@ufu.br