Laboratório

Laboratório Referência e Memória

BaseLAB
por Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design
Publicado: 07/11/2019 - 12:14
Última modificação: 19/02/2020 - 14:09

O BaseLAB é um laboratório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e teve seu início junto do antigo Curso de Decoração, criado na Universidade Federal de Uberlândia, no ano de 1972. Com a criação do curso de Arquitetura e Urbanismo, a extinção do curso de Decoração e a recente criação do curso de Design, a sala se manteve, cumprindo durante todo este período papel como banco de dados e acervo. Tal acervo conta, hoje, com parte da memória do que foi produzido no passado pelos cursos da FAUeD, assim como do que vem sendo produzido por estes na atualidade. O espaço possui, ainda, coleções raras de revistas de Arquitetura e Design das décadas de 1970, 80 e 90, catálogos e impressos variados, para além de um acervo dos trabalhos impressos de discentes que passaram pela FAUeD em épocas distintas. Neste momento o espaço passa por reformulação com o objetivo de: -Criação de uma marca e identidade visual para o laboratório com possível alteração de seu nome. Posterior aplicação da ID em projeto de sinalização do espaço interno do laboratório -Projeto de divulgação do laboratório com o intuito de ampliar o conhecimento do espaço entre seu público alvo, docentes e discentes da FAUeD. 

OBJETIVOS 

Como referência à sala de aula:

Propõe-se que os professores da FAUeD se utilizem do laboratório como suporte à sala de aula. Para tal, os docentes que usem dos suportes físicos e impressos para as suas avaliações em sala de aula, estarão permanentemente convidados a enviar os trabalhos que julguem importantes a servirem de modelo de ensino e pesquisa. Este envio é livre, não sendo obrigatório. A sala de referência e memória é um espaço democrático e é importante que seja visto como um local de acolhimento de professores e alunos.

Envio de trabalhos de graduação:

Propõe-se que sejam enviados ao laboratório aqueles trabalhos que, na visão do professor orientador, demandem por serem pesquisados em suporte físico e que mereçam estar, deste modo, no acervo de trabalhos da sala, sendo utilizados como modelos de ensino. É importante lembrar que os TCC’s já são, obrigatoriamente, enviados ao repositório digital disponibilizado pela UFU. Deste modo, a Sala de referência e memória, como laboratório, passa a ser, além de acervo do que é produzido como cultura material pelos alunos e professores da FAUeD, espaço vivo de ensino e pesquisa. 

Técnico(a) responsável: Karla Wanesa Silva
+55 34 3230-9425 R:9425
Endereço: 
Campus Santa Mônica - Bloco MON5M - Sala 107