Núcleo

Publicado: 05/11/2019 - 19:24
Última modificação: 19/02/2020 - 14:08

INTRODUÇÃO
O Núcleo de Design para Sustentabilidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD/UFU), reúne professores, estudantes, técnicos e profissionais envolvidos em atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão universitária, voltadas à Sustentabilidade. Localizado no campus Santa Mônica (Bloco 1i sala 109), o núcleo procura promover criatividade, consciência, responsabilidade e soluções, através de iniciativas relacionados ao processo e planejamento de artefatos, conceitos, serviços e estratégias, no âmbito dos três grandes eixos da sustentabilidade (ambiental, social e econômico). Atuando a partir das recentes teorias e metodologias ligadas ao Design para Sustentabilidade abrange pesquisas teórico-práticas nas seguintes áreas: Eco-design; Design Estratégico Sustentável; Design de Sistemas Produto-Serviço Sustentáveis (S.PSS); SlowDesign; Seleção de materiais autóctones e materiais eco-eficiente; Técnicas experimentais para a valorização de territórios (criativos, inovação e tradição); Economia Criativa; Inovação Social; Estética da Sustentabilidade; e Sustentabilidade Afetiva.

Objetivo Geral:
Desenvolver projetos de ensino, pesquisa, inovação e extensão universitária relacionados ao Design para a Sustentabilidade.

Objetivos Específicos:
I. Realizar reuniões de estudo, debates e reflexões pertinentes às áreas de atuação do Design com vistas à Sustentabilidade;
II. Estabelecer, por meio da Universidade Federal de Uberlândia, instrumentos de colaboração com instituições nacionais e internacionais, para a implementação de iniciativas científicas, sociais, educacionais e culturais relacionadas à sustentabilidade;
III. Desenvolver pesquisas interdisciplinares, recursos didáticos e atividades ligadas à sustentabilidade, por meio de uma atuação ampla do design envolvendo artefatos, sistemas, estratégias, serviços, materiais, processos e conceitos;
IV. Contribuir para o estabelecimento de diretrizes e normas para a integração universidade-empresa-comunidade, em parceria com as Organizações Não-Governamentais e com o setor privado;
V. Incentivar a iniciação científica dos estudantes da FAUeD, estimulando a publicação e apresentação dos resultados de pesquisas em congressos, seminários, revistas científicas e outros;
VI. Incentivar a criatividade e a inovação resguardando os direitos sobre as soluções inventivas de seus aspectos artísticos, científicos, tecnológicos e informacionais, por meio de registro junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial);
VI. Disponibilizar um Acervo de Projetos, Pesquisas e Desenvolvimento (Sustentáveis).

Projetos de Pesquisa:
Horário de atendimento:
O uso do Núcleo deve ser agendado pelo e-mail: designsustentavelufu@gmail.com
Coordenador(a): Juliana Cardoso Braga
Endereço: