Unidade Acadêmica

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design

FAUeD
por Portal FAUED
Publicado: 08/07/2019 - 00:00
Última modificação: 12/01/2021 - 15:37

Apresentação:

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design tem sua origem em 2001, a partir de um amplo debate ocorrido no âmbito da UFU acerca da reorganização das unidades acadêmicas, institucionalizado pela Resolução 05/99, de 21 de dezembro de 1999, do Conselho Universitário. Seu nome original era Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, congregando os cursos de graduação em Decoração e em Arquitetura e Urbanismo, que até então integravam o Departamento de Artes Plásticas.

O Curso de Decoração foi criado em 1972 e reconhecido em 1977 pelo Conselho Federal de Educação. Nesse momento, integrava o Curso de Licenciatura em Desenho e Plástica da Faculdade de Artes da Universidade de Uberlândia, sob direção de Cora Pavan de Oliveira Caparelli, que congregava, num currículo básico comum, as formações em Artes Plásticas (que deu origem ao atual Curso de Artes Visuais da UFU) e em Comunicação Visual (que foi extinto), além da Licenciatura em Música.  Em de 1978 com o processo de federalização da Universidade, criou-se o Departamento de Artes Plásticas, congregando os cursos da Antiga Faculdade de Artes.
 
Em 1984, houve uma importante reformar curricular que implantou o Curso de Decoração - Composição de Interiores, integralmente independente do Curso de Licenciatura em Artes - embora mantendo algumas disciplinas em comum - constituindo-se também a Coordenação de Curso própria no âmbito do Departamento de Artes Plásticas (atual Departamento de Artes da UFU).
 
Em 1996, ainda no âmbito do Departamento de Artes Plásticas, foi implantado o Curso de Arquitetura e Urbanismo, com a coordenação em comum com o Curso de Decoração – Composição de Interiores. Em 2001, com a constituição da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o Curso de Arquitetura e Urbanismo passou a contar com uma Coordenação própria, independente do Curso de Decoração. Nesse mesmo ano, o Curso de Arquitetura e Urbanismo obteve seu reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação.
 
Em 2007, para atender as novas diretrizes curriculares estabelecidas pelo MEC, foi implantado o curso de Design de Interiores, em substituição ao antigo Curso de Decoração, que obteve seu reconhecimento do Conselho Federal de Educação em 2011. Em 2009, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo passou a se chamar Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design.
 
Em 2013, teve início o Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo com a abertura do Mestrado Acadêmico reconhecido pela CAPES na 142ª reunião do CTC/ES. O Programa conta com duas Linhas de Pesquisa: a) Arquitetura e cidade: História, Teoria e Conservação e; b) Processo Urbanos, Projeto e Tecnologia.

Em 2017 entrou em vigor o novo Projeto Pedagógico do curso de Design, que teve como objetivo a atualização do curso, condizente com a demandas contemporâneas ligadas à profissão do designer e em acordo com as Diretrizes Curriculares apresentadas inicialmente pelo Parecer CNE/CES 146/2002 – revogado pelo Parecer CNE/CES 67/2003 – e ratificadas pelo Parecer CNE/CES 0195/2003 e pela Resolução CNE/CES n. 5/2004. A partir da proposta, o Curso passou a adotar diferentes formações e habilitações, possibilitando múltiplos perfis profissionais e garantindo uma maior diversidade de carreiras. Para tanto, contempla, em sua organização curricular, linhas de formação específicas em: design de produto, comunicação visual e design de interiores. 

Competências: 

  • planejar, coordenar, executar e avaliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de arquitetura, urbanismo e design; 
  • planejar a aplicação dos recursos orçamentários que lhe forem alocados e administrar os bens patrimoniais sob sua responsabilidade; 
  • coordenar e implementar a política de recursos humanos da FAUED; e 
  • elaborar e aprovar sua proposta de Regimento Interno em consonância com o Estatuto e o Regimento Geral. 

No exercício de suas competências, a FAUED exercerá as seguintes funções no âmbito das áreas de Arquitetura, Urbanismo e Design: 

  • ministrar cursos de graduação programas de pós-graduação; 
  • promover e desenvolver atividades de pesquisa científica e de produção de conhecimento; 
  • ministrar cursos de pós-graduação lato sensu; 
  • promover e desenvolver atividades em extensão; 
  • ministrar, para toda a UFU, as disciplinas relacionadas com as áreas de arquitetura, urbanismo e design de interiores; 
  • propiciar colaboração técnica, científica e didática às demais Unidades Acadêmicas da UFU, bem como assistência da mesma natureza a entidades públicas e privadas;
  • prestar serviços de extensão às comunidades interna e externa à UFU; 
  • colaborar no ensino da educação básica e da educação profissional mantido pela UFU; e 
  • outras funções relacionadas com as áreas de arquitetura, urbanismo e design, observadas as disposições legais pertinentes. 

Ocupantes e cargos:
Veja as informações em Equipe.

Legislações:
Veja as informações em Legislações.

Horário de atendimento: 
Segunda a sexta-feira - 8:00 às 18:00
+55 34 3291-6322 R:6322
+55 34 3239-4373 R:4373
Secretaria Geral
Francisco Eduardo Capparelli
Débora Jael de Souza Resende
+55 34 3239-4058 R:4058
Endereço: 
Campus Santa Mônica - Bloco 1i
Av. João Naves de Ávila - 2121 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38400-902