Equipe de docentes da FAUeD foram contemplados com o primeiro lugar no 1º Edital ATHIS-Covid19

A proposta enviada pelo grupo da FAUeD/UFU receberá um patrocínio de R$ 50.000,00.
Publicado: 01/06/2020 - 13:58
Última modificação: 01/04/2022 - 16:04

Equipe de docentes da FAUeD, com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e da Fundação de Apoio à Pesquisa foram contemplados com o primeiro lugar no 1º Edital ATHIS-Covid19 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais, recebendo um patrocínio de R$ 50.000,00.

O edital buscava “propostas relevantes para o desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo, obrigatoriamente, em Minas Gerais [...] a promoção de melhores condições de vida para as populações em situação de vulnerabilidade social, perante a pandemia COVID-19, a partir de propostas que visem qualificar e/ou complementar medidas necessárias para uso e aproveitamento de espaços edificados e de seu entorno, bem como a provisão de equipamentos sociais e urbanos, com funções de complementar/suprir ações de enfrentamento da pandemia”.

A proposta enviada pelo grupo da FAUeD/UFU nasceu de um concurso de ideias organizado pela mesma equipe (veja as propostas classificadas aqui), aberto a todos os estudantes da UFU, visando receber ideias para um objeto higienizador de mãos para locais públicos. A proposta vencedora, de autoria de um grupo de alunos arquitetos urbanistas e designers ligados ao PPGAU/FAUeD/UFU teve seu projeto desenvolvido e deverá ter 04 peças executadas, em função do patrocínio de R$ 50.000,00 oriundos do edital. As peças serão instaladas em locais de grande movimentação de pessoas, como as portarias do campus Santa Mônica da UFU e do HC/UFU e nos terminais de transporte coletivo da cidade.

A fabricação de peças teste previstos no projeto contemplado (mockup em madeira e protótipo em metal) iniciam-se imediatamente, com o apoio do Laboratório de Modelos e Protótipos (LAMOP) da FAUeD e do LAPROSOLDA da FEMEC. A previsão da conclusão dos objetos e sua instalação rotativa em locais de uso público é para meados de agosto. O projeto contemplado no edital prevê, ainda, a publicação de um e-book com o registro e reflexão de todo o processo, bem como dos demais projetos classificados e inscritos no concurso de ideias que deu origem a essa empreitada.

A equipe é composta pela Profa. Dra. Viviane de Alvim Guimarães Nunes, pelo Prof. Dr. Juliano Cecílio Oliveira e pela Profa. Dra. Aline Teixeira de Souza, todos da FAUeD/UFU, bem como pela arquiteta urbanista Elaine Saraiva, Pró-reitora de Assuntos Estudantis.