Núcleo

NUPLI
Publicado: 07/11/2019 - 10:36
Última modificação: 14/05/2020 - 16:21

O Núcleo de Pesquisa em Linguagem (NUPLI) é o núcleo de pesquisa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia que compreende as disciplinas da área de linguagem e representação: Plástica, Desenho Geométrico, Desenho Arquitetônico, Construções Plásticas, Plástica Digital, Análise da Forma.

Tem por finalidade reunir profissionais, estudantes, professores, produtores, técnicos, entre outros, que se interessem e/ou tenham atividades de estudo, pesquisa e extensão relacionadas com a Arquitetura, Urbanismo e Design, mais especificamente nas seguintes linhas de pesquisa:

• Desenho, representação e análise da forma – que abrange as pesquisas relacionadas aos princípios e instrumentos da expressão e representação do objeto arquitetônico e da análise e estruturação da forma e do espaço, em seus aspectos bi e tridimensionais, compreendendo suas instâncias teóricas e práticas utilizando de meios gráficos como o desenho, modelagens e tecnologias virtuais.
  • Arte, Arquitetura e Cultura Urbana – abrange as pesquisas relacionadas ao universo das artes visuais e suas intersecções com a arquitetura e a cidade. Incluem diferentes abordagens sobre imaginário e cultura urbana, abrangendo desde os estudos das proposições das vanguardas artísticas do início do século XX, passando pelos museus de arte e espaços expositivos, da arte dentro e fora dos museus, até problemáticas lançadas pelas novas tecnologias nos campos da arte, da arquitetura e do urbanismo contemporâneos.
  • Multimeios – Abrange as pesquisas que investigam a tensão entre arte digital e arquitetura. Como arte digital entenda-se aquela produzida em meio digital, englobando linguagens que migraram para o digital (como áudio e vídeo, por exemplo), suportes que já nasceram digitais (cd-rom, web e demais hipertextos) e principalmente aquelas interfaces entre homem e computador/máquina que revêem continuamente essa relação. Esses meios são investigados sob a perspectiva da produção arquitetônica, oferecendo um campo de traduções onde o objeto arquitetônico pode manifestar suas diversas dimensões. Investiga-se também o potencial criativo (e não apenas representativo/operativo) de ferramentas de desenho auxiliado por computador, revendo seus paradigmas quanto à interatividade propiciada.
Endereço:
Campus Santa Mônica - Bloco MON1I - Sala 212