Critérios de avaliação

por Portal FAUED
Publicado: 08/07/2019 - 00:00
Última modificação: 12/08/2022 - 09:52

Avaliação da aprendizagem dos estudantes

As práticas avaliativas de caráter formativo e diagnóstico, ocorrem ao longo de todo o processo de formação dos alunos do curso de Design, como parte integrante do trabalho pedagógico. Sua função é compreender sobre os avanços e fragilidades do aprendizado e favorecer o redirecionamento e a reorganização do ensino, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos e o alcance dos objetivos do curso.
As atividades avaliativas estão articuladas com as atividades de ensino e constam no plano de ensino das disciplinas. Os alunos devem conhecer aquilo que se espera dos processos de avaliação da aprendizagem, portanto, as atividades propostas por disciplina são debatidas com os alunos no início de cada semestre.
A concepção da avaliação do aluno deve se fundamentar em um exercício de independência intelectual, de criatividade e criticidade de formação acadêmica, cidadã e emancipadora. A avaliação do estudante pelo professor deve priorizar um processo de ensino-aprendizagem diversificado, utilizando-se de instrumentos variados, tais como o desenvolvimento de projetos, provas escritas e orais, análise crítica, reflexão, seminários, exercícios, debates, relatórios de laboratório e visitas técnicas, entre outros. Esses instrumentos de avaliação deverão ser espaçados ao longo do período letivo, contemplando o conteúdo programático que compõe a ementa da disciplina. Os professores devem estabelecer uma avaliação que acompanhe e compreenda o caminho percorrido pelo estudante ao longo do curso.
O método de avaliação da aprendizagem do curso de Design está de acordo com as Normas Gerais da Graduação da UFU. Portanto, para cada componente curricular serão distribuídos 100 pontos, em números inteiros. Para ser aprovado, o discente deverá alcançar, no mínimo, 60 pontos no aspecto do aproveitamento e 75% no aspecto da assiduidade às atividades curriculares efetivamente realizadas. Ambos os índices determinam o aproveitamento final no componente curricular. As avaliações realizadas por componente curricular, são diversificadas e devem ocorrer, no mínimo, em duas oportunidades diferentes.
Quanto à vista e revisão da atividade avaliativa, as Normas de Graduação indicam que o docente deverá, obrigatoriamente, divulgar as notas obtidas pelos discentes nas atividades avaliativas no prazo de quinze dias úteis, a contar da data de sua realização, exceto em situações excepcionais, previstas no Plano de Ensino, ou em casos de força maior. A vista das atividades avaliadas no final da disciplina deve anteceder o prazo marcado para entrega de notas na DIRAC, fixado no Calendário Escolar.